Resumo: Ironman Florianopolis 2019 Brasil

Ironman Florianopolis 140.6 Brasil 26/5/2019

Dia 26 de Maio foi finalmente o dia da Prova do Ironman Florianopolis 2019 no Brasil: Nadando 3.8 km, 180 km de bike e para finalizar 42,2 km de corrida.

Tentei de me preparar de melhor forma para este evento. Foram mais que 6 meses dedicado em treinos muitos horas e km, além de muita compreensão da minha familia. Segue em baixo meu resumo no www.sporttechtips.com.

 

Preparativos

Como comentei tomei a decisão de me inscrever em novembro do ano passado, desde dezembro comecei de focar meus treinos no IM de Brasil.

Lembrando de fazer um Ironman e um comprometimento de tempo significativo, precisa o acordo da sua família porque efetivamente impacta na sua vida pessoal!  

Se eu conto os treinos desde Janeiro até a prova 26/5/2019 foram 

  • Corrida : 868 KM usando 95 h
  • Bike : 3150 KM com 118 h na bike
  • Natação: 97 km sendo 40 h na agua

Ou seja, mais que 4000km sendo  253 h de treino, isso não inclui ainda o tempo de chegar no local viajar etc.

São dias e dias acordando cedo tipo 5 h de manha e finais de semana treinando com sol, vento ou chuva. Tempo não investido na família. Agradeço muita minha esposa e meus filhos de me permitir de realizar estes treinos e de me aguentar  durante este tempo..

Além deste tempo precisa ou melhor recomendo de ter um coach, no meu caso a #rosanamerinosports, e um/a nutricionista. Os mesmos acompanham seus treinos, criam planilhas personalizados e acompanham sua alimentação, tanto fora dos treinos e durante os treinos. Lembrando a alimentação durante um Ironman e a quarta disciplina da prova.

 

Equipamentos / Feramentos de treino / Competição

Para fazer uma prova como o Ironman 140.6 Brasil de Florianópolis , precisa ou recomenda se de ter alguns equipamentos,

Em outros posts do meus site www.sporttechtips.com eu criei alguns reviews  sobre os mesmos..

segue uma lista de coisa que precisaa ou recomendo:

Natação:

Bike:

  • A Bike mesmo
  • Capacete
  • Sapatilha 
  • Roupa adequada
  • Medidor de potência (recomendo)
  • medidor de cadencia/velocidade
  • Luzes para treino de noite
  •  

Corrida:

Outros:

  • Relógio de corrida/bike GPS (eu uso um Garmin Fenix 5)
  • Alimentação GU ou outros gels
  • Rolo para treino de bike indoor

Como vc está vendo e uma lista bem extensa e pode aumentar ainda muito mais, então se vc quer participar em um evento de Ironman , pensa bem antes….

Provas antes de seu “A” race

Além dos equipamentos sempre e bom de fazer um “B” race uns 4 a 6 semanas antes da sua prova de IM 140.6, no meu caso foi o “Ironman 70.3 Florida”.

 

Porque o Ironman 140.6 Brasil 2019

A história do Ironman Brasil já e bem velho, faz 10 anos que eu fiz com um grupo de pessoas (hoje amigos) o primeiro Ironman da minha vida. Na época entre uma ou duas cervejas falamos em 10 anos faríamos de novo esta prova no mesmo lugar. (que lucura…)!

Bem durante estes 10 anos passaram se muitas coisas  alguns de nó moram hoje fora do Brasil: África do Sul, Holanda, Sweden. Alguns tem hoje filhos ainda pequenos, Alguns passaram para doenças graves. E infelizmente um morreu #Landi tenho certeza que vc está lá em cima e está fazendo suas piadas sobre nós! 

No final ficou um grupo de pessoas que se encontrou em floripa este ano (10 anos depois) e 3 de nós fizemos a prova!

@leandrospinardi #Murilobarizon e eu #MarcSteingrand e outros de nosso grupo estavam presente na torcida!!

grupo de IM 10 anos a traz

A Prova:

A prova de IM 140.6 de Florianópolis e super. bem organizado por isso também gosto de fazer a mesma, acredito realmente e uma das melhores provas a se fazer.

Ver em seguida os Mapas da prova..

A mudança versus os anos anteriores foi que a corrida agora são 4 voltas de +- 10 km e não tem mais subidas, o ponto bom e isso e vc tem muito mais contato com a torcida durante a corrida 8 vezes!

E a minha Prova então…

Natação

Bom com todos meus treinos e tempos pensei de primeiro terminar a prova numa boa, Segundo minha expectativa era de cerca 12:30 min sendo 1:30 h de natação, 6:20 de bike e 4:30 de corrida + transições 0:10 h

bem como sabe um plan e um plan.. 

A natação foi até bom de 1:15 h, alguns câimbras mas um mar bem calmo quase nenhuma onda consegue encaixar muito bem meu ritmo …

Bike

Porem na bike..

Na primeira volta de 90 km tudo foi muito bem fiz uma média leve acima de 30 km/h e estava em frente de meu Target.. Mas, na segunda volta o vento aumento  e a velocidade diminui for a disso um pneu furado não ajudo muito

Corrida

Lembrando a metade da prova de um Ironman e depois de 120 KM de Bike.

Ou seja a maratona básica tem seu peso! No meu caso muito peso, comecei razoavelmente bem e foi indo até km 36 a partir daí foi correr andar correr  e no final forma 5:05 h, mas o mais importante terminei e fiquei feliz na chegada de conseguir de novo finalizar o Ironman Brasil 10 anos depois!!

Alimentação antes e durante a prova.

Como comentei , durante a preparação para o  Ironman Florianópolis 140.6 Brasil teve o suporte de uma nutricionista o que eu realmente recomenda por que a 4 prova e a alimentação se vc não se alimenta bem durante a prova não vai finalizar um Ironman.

No meu caso comecei durante os treinos de me adaptar na alimentação gel, Accelerate e pôs treino R4

Alimentação na Bike

Como a Bike uma grande parte da prova e você fica mais ou menos sentado e uma boa para começar se alimentar corretamente, no meu caso eram gel GU a cada 40 min e Accelerate 7 doses durante a parte complete , fiz uma garrafa de concentrado de Accelerate que eu dilui sempre na minha garrafa principal com agua, em total foram cerca 7 litros de agua misturados e 12 Gel GU.

Alimentação na corrida

Na corrida parti para comer Gel GU a cada 30 m in e tomar agua a vontade no meu caso foram 10 Gel e cerca 5 litros de agua. fora de varios copos jogado na cabeca e corpo.

Eu pessoalmente não gosta muito de tomar refrigerante durante a prova mas sim pôs prova..

 

Resumo final:

 

No final da prova de Ironman Florianópolis 140.6 Brasil estava feliz e com o sentimento de dever e missão cumprida, não consegui completamente meu objetivo porem estou feliz com o resultado, e mais importante cheguei inteiro sem grandes estragos  recomendo esta prova de Brasil para todos que querem fazer um IM !

 

Outros revisões e resumos:

Se voce gostou pode ver no meu blog outros resumos de outras provas ou revisiões de alguns equipamentos esportivos..

 

Resumo da Maratona do Rio 2018

Revisão de treinos e provas 2018

 

 

 

 

 

 

 

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>